Os redutores de velocidade são dispositivos mecânicos desenvolvidos para reduzir a velocidade de rotação de um acionador (equipamentos industrial ou doméstico), ou simplesmente diminuir a velocidade de um eixo de entrada para um eixo de saída durante um processo de transformação na produção, resultando em transmissão de potência e aumento de torque, ambos são etapas importantes para desenvolvimento esperado de diversos processos industriais, tanto na própria indústria de transformação como em vários outros contextos produtivos.

Para que serve
redutores de velocidade? 

Como o próprio nome sugere, redutores de velocidade tem o objetivo de reduzir a velocidade de rotação de um acionador, muitas vezes esse dispositivo é empregado quando é necessário fazer a modulação ou adequação da rotação de um acionador para a rotação adequada ou requerida por um dispositivo a ser acionado. Desta forma entregando a velocidade e torque necessários para que o processo em questão funcione da forma pretendida, sem prejuízos ao desempenho, desgastes desnecessários ao maquinário ou segurança dos processos, e para que isso tudo ocorra, juntamente com seus processos funcionando adequadamente, é necessário que seus componentes deem suporte e assegurem o funcionamento correto de toda a operação.

Do que são feitos
redutores de velocidade? 

  • Retentores: responsáveis pela vedação de todo o processo em funcionamento, os retentores são elementos essenciais para garantir o funcionamento adequado e durabilidade de toda a atividade, sem a escolha de retentores adequados e de qualidade certamente o processo fica à mercê de riscos, podendo observar vazamentos ou contaminação que resultem na parada obrigatória do maquinário e em casos mais graves, comprometer a segurança dos processos e do pessoal envolvido. 
  • Rolamentos: São esferas cujo objetivo é dar suporte ao eixo com as engrenagens, propiciando o menor atrito possível, dando suporte de cargas radiais e axiais aplicadas ao redutor, podendo possuir diferentes tamanhos. 
  • Eixo de entrada (rosca sem fim): responsável pela transmissão do torque e rotação proveniente da fonte de energia externa que movimentam uma coroa, engrenagens ou qualquer outro elemento que auxilie na redução de velocidade no redutor. 
  • Eixo de saída: Geralmente feito de aço trabalhado por processos térmicos para aumentar sua durabilidade, transmitem essencialmente o torque reduzido e da rotação para o dispositivo que recebe a saída do redutor, muitas vezes fixado por meio de chaveta. 
  • Respiro: O respiro nos redutores tem o importante papel de equalizar a pressão interna nos redutores de velocidade durante o trabalho, permitindo a entrada e saída de ar deles. 
  • Carcaça: Além de prover sustentabilidade estrutural e proteção para os componentes internos do redutor, o formato da carcaça também pode auxiliar na dissipação de calor. 
  • Lubrificação: Geralmente é feita com graxas ou óleos, serve para garantir o bom funcionamento e prolongar a vida útil desses equipamentos. 
  • Parafusos; 
  • Tampas.

Por que a escolha de vedações impacta no desempenho e
são essenciais para o funcionamento adequado de seus redutores de velocidade?

Como dito anteriormente, a escolha por vedações de alto desempenho e durabilidade pode ser um grande diferencial e chave para que seus processos não sofram interrupções produtivas ou até servir como prevenção de danos a produção, maquinário envolvido e podendo até prevenir riscos à segurança dos operadores.

A seguir listaremos alguns dos maiores riscos inerentes a atitudes negligentes em relação à escolha de suas vedações:

  • 1

    Ingresso de contaminantes

    Todo tipo de contaminante externo pode acabar ingressando ao sistema quando vedações e retentores inadequados são instalados em detrimento dos vedadores de qualidade, partículas solidas como poeira, sujeira e até a umidade podem comprometer a integridade do funcionamento e qualidade do lubrificante, causar desgaste prematuro dos componentes internos e até mesmo levar a falhas operacionais de grande magnitude.

  • 2

    Aumenta da fricção e do desgaste

    Se os retentores ou vedações não cumprirem seu papel em manter um ambiente de trabalho livre de contaminantes e impurezas, a fricção ocasionada entre os componentes internos pode aumentar, não só resultando em um gasto maior de energia, como também acelerando o desgaste dos componentes, configurado em uma redução da vida útil dos redutores de velocidade e se traduzindo em maiores custos de manutenção. 

  • 3

    Vazamento de lubrificantes

    Uma das funções dos vedadores é manter o lubrificante dentro do redutor, garantindo a lubrificação necessária para que os processos funcionem de forma adequada. Se os retentores ou vedadores forem inadequados, ou estiverem danificados em decorrência de baixa qualidade, ou má aplicação, o lubrificante pode vazar, potencialmente expondo componentes críticos a danos por aumento de fricção, inviabilizando a operação a funcionar da forma adequada e podendo até contaminar o ambiente externo de trabalho, também pondo em risco a segurança do pessoal envolvido e outros equipamentos no entorno.

  • 4

    Sobreaquecimento

    A ausência ou falta da lubrificação adequada, ocasionada pela escolha de retentores ou vedações ruins pode levar a um aumento na temperatura média de operação do redutor de velocidade, o sobreaquecimento é perigoso não só por expor os componentes internos a danos, reduzindo sua eficiência e confiabilidade operacional, como o calor excessivo pode comprometer a integridade estruturar do redutor de velocidade, e em casos extremos, até causar incêndios. 

  • 5

    Falhas operacionais

    No longo prazo, a escolha desafortunada por retentores de má qualidade e baixo desempenho podem até levar o sistema a apresentar falhas operacionais inesperadas, ocasionando em interrupções na produção e elevando e criando custos de manutenções corretivas. Todos os itens listados anteriormente, mas não só se limitando a esses, podem ser causadores de falhas no sistema classificadas como imprevistos operacionais, mas poderiam muito bem ser evitadas. 

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